Inbound Marketing e Outbound Marketing
qual a melhor estratégia?
Neste artigo iremos abordar o aparecimento e o crescimento da importância do Inbound Marketing, bem como o conceito de Outbound Marketing e a complementaridade entre os dois conceitos.
Com o crescimento do Marketing em plataformas digitais e o aumento do volume de anúncios por parte das empresas, o consumidor começou a ganhar consciência e aprendeu a “desligar-se” desses mesmos anúncios por sentir que eram invasivos. Por isso, as empresas viram-se obrigadas a criar outro tipo de estratégia para captar a atenção do seu público-alvo.
A estratégia foi a criação e adoção do Inbound Marketing. O termo Inbound Marketing foi desenvolvido pelo HubSpot em 2006, como “An approach focused on attracting customers through content and interactions that are helpful and relevant.”
O que é Inbound Marketing?
O principal objetivo do Inbound Marketing é a atração e fidelização de clientes.
A atração é feita através do desenvolvimento de conteúdos atrativos e relevantes para o seu público-alvo. Para definir o conteúdo a ser partilhado é necessário conhecer bem o seu público-alvo, quais são os seus interesses, desejos e dúvidas de forma a dar a conhecer o seu Produto para que este seja escolhido como a solução para o problema dos seus potenciais clientes.
No Inbound Marketing o cliente passa por uma jornada de compra de 4 fases: Atração, Conversão, Fecho e Encanto.
Atração – Atualmente, 93% das pesquisas são feitas online, portanto os seus potenciais clientes irão pesquisar pela solução que o seu Produto oferece online. De forma a que a sua marca seja encontrada deve proceder ao desenvolvimento de conteúdos através do blog, utilizar as keywords que correspondem às keywords de pesquisa dos seus potenciais clientes no seu website para que o SEO do mesmo esteja otimizado e partilha de conteúdo atrativo nas Redes Sociais para criar interação com os seus seguidores de forma a aumentar o tráfego do seu website.
Conversão – Após atrair os seus potenciais clientes para o seu website, o objetivo passa pela conversão, ou seja, tornar o visitante em Lead, obtendo informações sobre ele. Isto é feito através de e-books, webinars, infográficos, Landing Pages destinadas exclusivamente à obtenção de informações, formulários de contacto e call-to-actions, que estimulam a conversão.
Fecho – Nesta fase o objetivo passar por nutrir a Lead até que se torne cliente através de e-mails tendo como suporte ferramentas de CRM e automação de Marketing de forma a que o cliente compreenda que o seu problema irá ser resolvido com solução da sua empresa.
Encanto – Após a compra, o objetivo passar por encantar o cliente com a experiência na utilização do seu Produto. Isto acontece se a sua marca cumprir com aquilo a que se propôs e se possível, exceder as expectativas do cliente. Se o cliente ficar encantado com o seu Produto, certamente irá recomendá-lo à sua rede de contactos (Marketing “boca a boca”), que aumenta a notoriedade da sua marca e a probabilidade de aumentar as suas vendas.
O que é Outbound Marketing?
Se no Inbound Marketing a empresa produz conteúdos para captar a atenção do cliente, no Outbound Marketing a estratégia passa pela difusão massiva da marca e pela procura ativa de novos clientes.
Antes do boom digital que ocorreu nos últimos anos, os canais utilizados eram os outdoors, TV, rádio, jornais e revistas.
Hoje em dia, pelas vantagens que os canais digitais oferecem as plataformas utilizadas são o Facebook, Google e LinkedIn, juntamente com anúncios em banners de websites/blogs e e-mail marketing.
Apesar do crescimento do Inbound Marketing, o Outbound Marketing não perdeu importância, a grande diferença é que houve uma mudança das ações feitas pelas empresas.
Esse foi um dos motivos que levou à criação da Weboost, ajudar os seus clientes a comunicar nas diversas plataformas para o público-alvo correto para gerar vendas.
Tanto o Inbound Marketing como o Outbound Marketing têm pontos positivos como pontos negativos. A grande vantagem é que as duas estratégias se complementam, por isso nós, Weboost, aconselhamos que cada empresa defina o seu orçamento e aposte em ambas as estratégias de forma a ganhar notoriedade no mercado e a gerar vendas tanto a curto como a longo prazo.
Tem dificuldade em decidir qual a melhor estratégia para a sua empresa?
Fale connosco, temos certamente a solução que lhe irá trazer resultados!