Descubra neste artigo a importância da criação de um website otimizado e responsivo é para o bom desempenho da sua empresa no digital, e como poderá potenciar ato de compra por parte dos seus clientes.
Importância da criação de um site para a sua empresa
Não é segredo que cada vez mais os consumidores passam o seu tempo na internet a fazer pesquisas, seja para adquirir qualquer produto, seja para pesquisar e comparar um produto antes de tomar decisões de compra, deslocando-se posteriormente às lojas físicas para o adquirir. Este fenómeno não o deve assustar até porque se pode tornar numa vantagem para a sua empresa através da criação de um website otimizado.
Como obter um bom posicionamento?
Através de uma boa presença online consegue criar mais possibilidades de vendas, diminuir custos e aumentar a visibilidade da marca. Ao utilizar estes meios para criar posicionamento e divulgação do seu negócio, irá criar mais um acesso para os clientes adquirirem ou obterem mais informações sobre determinado produto e/ou serviço.
Análise da Concorrência
Ao investigar a sua concorrência e perceber o que esta está a oferecer, irá conseguir criar uma proposta de valor diferente. Os clientes procuram a melhor oferta no mercado e quanto melhor for o seu ponto de diferenciação e, a sua vantagem na proposta de valor perante os seus concorrentes, maior será a probabilidade de escolha do seu produto/serviço. Tente ser o mais objetivo, rápido e informado possível, para o cliente ver as suas perguntas respondidas e satisfeitas no momento, convencendo-o que a sua proposta é a melhor escolha no mercado.
Conteúdo do site
Qualquer site é pensado para o cliente, desta forma, o seu conteúdo deve ser adequado e pensado consoante as necessidades do seu cliente. Isto é, a sua empresa irá vender para os outros e não para si própria, é aqui que o conteúdo ganha valorização para os consumidores por se rever nele. Através do conteúdo relevante que vá de encontro ao que o seu consumidor procura, deverá disponibilizar vários meios de estabelecer contacto e de realizar um registo. Desta forma, irá criar um envolvimento através do envio de oportunidades, novidades e promoções personalizadas a cada perfil. Assim, os clientes irão se sentir especiais e importantes para o seu negócio, acrescentando-lhe mais valor e fidelizando-se. Com isto, irá conseguir ganhar credibilidade e impulsionar o aumento da sua presença on-line.
Palavras-Chave
É a partir das palavras-chave que os consumidores irão encontrar o seu site, então pense quais os termos de pesquisa mais prováveis de serem escolhidos por estes. Se as suas palavras-chave não estiverem adequadas ao seu conteúdo, vai acabar por atingir o público errado e consequentemente não obter vendas. Utilize ferramentas como o Google Ads ou o SEM Rush para o ajudar a escolher palavras relevantes.
Estratégia de negócio mais orientada
Um site, para além de representar a sua empresa, consegue registar o seu crescimento e o seu alcance ao longo do tempo. Todos os contactos, comentários ou o número de visitas recebidas irão fornecer feedback do que está funcionando ou não no seu website, ajudando-o desta forma a perceber onde a sua estratégia tem que receber intervenção, quais os produtos/serviços que geram mais interesse e, assim, criar destaques sobre estes, entre outras informações. A partir do registo de visitas do site poderá também obter informações relevantes, tendo conhecimento do alcance real, do número efetivo de pessoas, da proveniência das mesmas e até como chegaram ao seu encontro!
Um site ajuda-o sempre a estabelecer contacto com o cliente de uma forma muito mais dinâmica e abrangente. Ajudando-o assim a perceber realmente por onde orientar as suas estratégias para conseguir responder a todas suas necessidades de forma mais eficiente.
Criação de lojas online e websites
As lojas online e todo o mundo do e-commerce vão acrescentar ainda mais poder ao seu negócio! Este mundo têm tudo para oferecer vantagens, desde de não existirem despesas extra (água, luz e renda), poder trabalhar a partir de qualquer lado, o número de funcionários necessários inferior e a flexibilidade do horário de funcionamento. As lojas online estão sempre abertas e acessíveis ao público, isto proporciona alcançar qualquer ponto do país e do mundo, sem limites territoriais.
No entanto, isto não significa o encerramento do negócio local, aliás a sua Loja Online nunca irá ser incompatível com o seu espaço físico, mas sim complementá-lo! A ida para o online irá ampliar toda a sua montra de produtos para um novo canal, criando uma maior visibilidade para os seus produtos e serviços. A partir deste, pode organizar campanhas com o objetivo de atrair novos clientes para o espaço físico.
Importância de sites Responsivos
Através do crescimento da Internet e da tecnologia, cada vez mais os clientes acedem aos vários sites através de diferentes dispositivos móveis. Esta variedade de formas de acesso criaram alguns problemas técnicos relacionados com a navegação e o redimensionamento para ecrãs menores (telemóveis e tablet’s) que geravam uma má experiência ao visitante, originando o abandono deste e consequentemente uma maior taxa de rejeição.
Surge assim a necessidade de adaptar os websites aos vários dispositivos, para evitar a má navegação e facilitar a visualização pelo consumidor do conteúdo publicado a partir de um único design. O seu website ou loja online ao estarem preparados para acompanhar as novas tendências de consumo, irá ser um fator prestigiado pelo algoritmo do Google .
Criação de websites com alta performance e rápidos
Sabia que a velocidade de um website e a sua performance são fatores de rankeamento do Google? O tempo que cada site demora a carregar em relação ao da concorrência influencia o posicionamento orgânico do mesmo nos resultados, impactando diretamente as estratégias SEO. Isto porque páginas mais rápidas proporcionam uma melhor experiência ao usuário, sendo o ideal não passar dos 3 segundos. A verdade é que todos queremos tudo no momento, no imediato, e quando procuramos por determinado conteúdo isso não muda. Quando acedemos a um site, se este ao carregar demorar mais de 10 segundos, irá originar a uma rejeição dos visitantes, que voltaram ao motor de pesquisa.
Como melhorar a velocidade do seu website?
Aproveite o cache do navegador
Sempre alguém acede a um site, todo o seu conteúdo é transferido de forma temporária no dispositivo, até o usuário sair do site. Com isto, indicamos aos navegadores que mantenham guardados esses arquivos no dispositivo. Assim quando o mesmo site for acedido no mesmo dispositivo e navegador, a página levará menos tempo a ser carregada, por os arquivos já se encontrarem salvos no cache.
Reduza o número de redirecionamentos
Quando carregamos uma página, muitas vezes, é necessário redirecionar o navegador de um URL para outra página. Indicando a nova localização de um conteúdo, rastrear cliques e impressões ou corrigir diferentes tipos de acesso. or exemplo quando direcionamos www.weboost.pt para weboost.pt ou de http para https.
No entanto, os redirecionamentos têm a desvantagem de aumentarem o tempo de carregamento de uma página, sendo somente aconselhável o uso destes apenas para alguns casos.
Redução do tamanho dos arquivos
Quando um programador trabalha com a organização de dados ele inclui algumas quebras de linhas, espaços e comentários. Estas não influenciam o conteúdo em si, mas sim o tempo de carregamento, por sobrecarregar o tamanho dos arquivos. É possível reduzir o tamanho desses arquivos removendo então todas as informações desnecessárias, podendo fazer toda a diferença.
Criação de websites focados em SEO
A verdade é que para um site ter um bom posicionamento, deve ser também uma maneira de potenciar as vendas e fortalecer o seu negócio. Pode conseguir através no foco em estratégias de SEO, isto porque o SEO tem como principal premissa melhorar a classificação nos resultados de pesquisa orgânicos. Todos os motores de pesquisa colocam nas primeiras posições os sites que apresentam maior índice de qualidade (definidos pelo motor utilizado). Os sites nestas posições irão ter um aumento do número de cliques adicionais, do tráfego e das receitas.
Existem diversas vantagens de incluir estratégias de SEO num website, por exemplo obtenção de maior tráfego orgânico, originando um aumento das leads e do faturamento.
Fatores de ranqueamento em SEO.
O Google têm imensos fatores de rankeamento e, por isso, não nos devemos somente focar em estratégias isoladas, não nos levando aos resultados esperados.
Sabemos que alguns dos fatores de rankeamento do Google incluem a estruturação e hierarquia de conteúdos, títulos e meta descrições, tags de cabeçalho, link building, redes sociais, e o conteúdo especificamente. A maior parte destes fatores encontra-se relacionado com On-Page e Off-Page SEO.
On-page SEO
Todos os fatores de on-page encontram-se relacionados com as páginas do seu site, incluindo os títulos de páginas, conteúdos, entre outros. Estes vão determinar como os motores de pesquisa vão perceber o conteúdo, a relevância e com o que está relacionado o seu conteúdo.
Off-page SEO
Todos os fatores de on-page encontram-se relacionados com o que acontece fora do seu site, ou seja, fatores externos. O Google considera diferentes fatores externos, como:
– Os links externos que fazem referência ao seu site e aos seus conteúdos,
– As redes sociais, que incluem o número de gostos e compartilhamentos dos seus conteúdos,
– A autoridade e confiança do seu domínio e das suas páginas de conteúdos, entre outros. Na verdade estes fatores são impossíveis de controlar diretamente, mas é possível controlá-los indiretamente.
Linkagem Interna
O recurso da linkagem interna é muito utilizada pelos profissionais de SEO, para ajudar a impulsionar o rankeamento de determinadas páginas, mas também para indicar ao próprio usuário onde pode “clicar” de forma a encontrar o conteúdo adequado à sua pesquisa. Ou seja, a linkagem interna consiste na criação de links entre as páginas do próprio site, podendo ser aplicados no decorrer do próprio conteúdo, imagens ou locais específicos como no rodapé ou no menu lateral do site, por exemplo. Desta forma, proporciona vantagens como:
– Melhoria no rankeamento das páginas nos motores de pesquisa,
– Aumento de visibilidade das páginas neste,
– Diminuição da taxa de rejeição da página e um ganho de autoridade, e
– Relevância para o site.
O que é necessário para a criação de um site?
Registar um domínio
Este é o primeiro passo a ser realizado para a criação de um website, garantindo assim, o seu uso por parte da sua empresa. O domínio é o endereço do seu site (URL), ou seja, aquilo que os visitantes irão escrever na barra do navegador para acederem ao site.
Hospedar o site
A hospedagem é conhecida como o “terreno” que está no endereço. É aqui que se localizam todas as páginas, imagens e arquivos do site, para que os visitantes possam aceder. Existem diversos planos de hospedagem, sendo que os 3 tipos mais comuns são: a hospedagem compartilhada, dedicada e na nuvem.
Contratar um programador ou uma empresa especialista na área
Contrate alguém que percebe da área e que saibas as melhores técnicas para conduzir o seu cliente a realizar as ações que você quer.
Definição do objetivo
Esta é talvez a etapa mais importante! Nesta etapa pense quem é o seu público, qual conteúdo pertinente, quais os gostos e interesses que o caracterizam, ficando satisfeito e explore outros conteúdos. Ao definir o seu objetivo principal evita que o seu website fique “poluído” com excesso de informações.