Marketing Digital para Lojas Online

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Marketing Digital para Lojas Online

 

História do marketing para Lojas Online

As “compras online” começaram em 1979 quando o britânico Michael Aldrich inventou um sistema que permitia transações em tempo real. Dois anos depois, por iniciativa de uma empresa de turismo britânica, a primeira transação de negócios impulsionou as transações empresa-consumidor e empresa-empresa.

Em 1990 foi criada a famosa World Wide Web, trata-se do primeiro navegador de sempre, bem como de um servidor para aceder a essa “rede mundial de computadores”. No fundo a web (rede) designa um sistema de documentos em código que são interligados e executados na internet.

Nos anos de 1994 e 1995 deram-se avanços importantes no caminho que nos levou à digitalização como hoje a conhecemos. A Netscape (EUA) introduziu um novo navegador e um sistema de criptografia para transações seguras.

Finalmente, bancos e marcas como a Pizza Hut começaram a habilitar pedidos online e apareceram os, hoje gigantes, Amazon (que registou o primeiro lucro em 2013) e Ebay, entre outros. É de salientar ainda a implementação do PayPal, serviço de pagamentos seguro com cerca de 70% do mercado ainda nos dias que correm e ainda alguns softwares inovadores de compartilhamento, que foram fortalecendo e expandindo a comunidade da internet.

Primeiros artigos vendidos no Ebay e Amazon:

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Marketing Digital para Lojas Online

Dentro do marketing digital geral, existe um marketing digital para lojas online. O que é marketing digital para lojas online? É a realização de uma estratégia multicanal que tem como objetivo não só promover a loja online de um negócio, como também otimizar o conteúdo da marca/empresa no mundo digital e aumentar e gerir a comunidade de clientes atuais e futuros.

Parece simples? Na verdade, o mais difícil é começar! Imaginemos que tem um negócio em que vende um bem (produto ou serviço) mas ainda não sabe bem como gerir uma loja online e como potenciá-la. Podemos olhar para esta questão através de 3 pontos de vista: O produto/serviço, o marketing e a engenharia por detrás do sistema.

Precisamos em primeiro lugar de um bem com potencial e que cumpra os requisitos legais (não é apenas por estar presente na internet que um bem vai vender muito). De seguida o marketing referente ao produto/serviço deve ser estratégico. É aqui que entra em cena o trabalho de agências digitais como a Weboost.

Depois de um alinhamento com a estratégia e objetivos da marca elaboramos um plano de atuação no mundo digital que pode passar por criação de site, loja online, multimédia, branding, otimização das páginas para motores de pesquisa, comunicação nas redes sociais, entre outros aspetos.

 

Valores do mercado online em Portugal

O crescimento da comunidade de compradores e vendedores online em Portugal acompanhou o crescimento global e segundo dados de 2018 da WeAreSocial em parceria com a Hootsuite, 78% da população utiliza a Internet, contabilizando mais de 8 milhões de pessoas das quais se estima que 85% o faça todos os dias.

Para além da já “expectável” aceleração da digitalização com o aumento do “mobile” (utilização de internet móvel como através de um smartphone) e do tempo passado na internet, também a confiança dos consumidores face ao comércio online sofreu mudanças muito positivas.

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De um estudo sobre pessoas com mais de 15 anos, os números, ainda que possam não ser exatos, falam por si. Acreditamos que esta situação não seja só “uma moda” e que existe um potencial grande para crescimento de negócios através do mundo digital. Podemos observar valores bastante positivos em termos de faturação por categoria e um comportamento de compra que demonstra sinais de se alterar, estando o público a comprar mais e de forma “mais digital” (Contas bancárias online, pagamentos diretos, etc.)

 

Valores do Mercado Online Global

Se os números em Portugal parecem demonstrar potencial, a nível mundial a situação é semelhante e, claro, o público é muito grande.

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Mais de metade da população mundial utiliza a Internet e 45% utiliza também as redes sociais. Ademais, mais de 5.1 biliões tem dispositivos móveis que são principalmente smartphones, logo têm possibilidade de acesso à internet em virtualmente qualquer lugar.

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Na lista anterior podemos observar as 20 principais pesquisas no Google no primeiro quartil de 2019. Boas notícias se está à procura de um sinal para realizar a sua parceria com uma agência de marketing digital!

Plataformas como redes sociais (Facebook, Instagram, Gmail, Hotmail, Whatsapp, Twitter), motores de pesquisa (Google, YouTube) ou mesmo sites de vendas como a Amazon dominam esta lista. Todas estas estão relacionadas com o e-commerce ou podem servir para potenciar um negócio de e-commerce.

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Tal como fizemos para Portugal, vamos observar os valores do comércio online mundial. Mais uma vez, mesmo que os números não sejam exatos, podemos imaginar que não estão muito longe da realidade. Afinal, o homem mais rico do mundo com “algum” avanço sobre o número 2 é hoje Jeff Bezos, criador e CEO da Amazon, gigante das vendas online.

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Vamos servir-nos deste gráfico para concluir o artigo. Aqui podemos observar a evolução do consumo de “dados móveis” desde 2013 que apresenta uma média mensal, por smartphone, de 7 Gigabytes. O facto que queremos enfatizar é o de haver uma crescente utilização deste tipo de internet, o que pode representar um aumento ainda maior do que o esperado nas compras online a nível global e por essa razão mereceu um destaque na conclusão.

Dedique o seu precioso tempo à sua marca e deixe o resto connosco. Apenas precisa de tomar a decisão de elevar o negócio ao próximo nível e só lhe basta esperar para descobrir até quão longe é possível ir!