App Store Optimization

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App Store Optimization – O que é e para que serve?

Este termo significa “Otimização da loja de aplicações” e trata-se de melhorar a posição de uma aplicação na loja digital através de um conjunto de metodologias e técnicas, tal como acontece no SEO (Otimização de motores de pesquisa).

Desenvolveu ou necessita de promover uma aplicação numa “loja de aplicações” online como a App Store ou a Play Store da Google? Novas plataformas como estas estão em crescimento (Amazon App Store, entre outras) portanto entre em contacto com a Weboost, nós temos a experiência para lidar com as situações que não conhece e poupamos o seu precioso tempo.

Para atingir bons resultados são necessários, para além de uma boa app, uma audiência pronta para a mesma e ainda melhorias constantes para minimizar o risco de “desatualização”.

 

Cuidados a ter em conta na otimização de aplicações nas lojas online

Existem algumas contraindicações que fazem com que seja mais difícil promover uma aplicação, como:

Apps geograficamente restritas a uma cidade ou pequena região;
Apps de uso interno;
Apps com muitas reviews negativas;
Apps abandonadas, sem updates há meses ou anos;
Produtos tão novos que as pessoas ainda nem sabem que eles existem;

Podem existir alguns casos em que “pequenos” detalhes alteram bastante os resultados obtidos como por exemplo a tradução de uma aplicação para uma língua com mais utilizadores ou ainda uma otimização do título.

 

Fatores de ranking no ASO

Dependendo se falamos em Android ou iOS existe uma ordem de importância dos fatores que posicionam a aplicação nos resultados de pesquisa na loja. Existem algumas diferenças entre os dois (diferentes fatores influenciam o ranking num e noutro) mas os principais fatores para o ranking são:

Nome do desenvolvedor (Autoridade);
Título da app;
Descrição;
Palavras-chave;
Ratings;
Reviews;
Menções na web;
Likes;
Ícone;
Screenshots;
Vídeo;

 

Pesquisa de palavras-chave no ASO

Como saber quais palavras-chave podem posicionar a nossa aplicação no topo da página de resultados? Não existe uma fórmula certa! Por esta razão é necessário um trabalho contínuo e versátil de análise de mercado e medição de resultados.

Normalmente, digital marketers realizam um brainstorm numa fase incial para estabelecer alguns parâmetros dentro dos quais irão trabalhar, servindo-se da ajuda de plataformas como o Google Trends, Google Play Search e de outras ações no “mobile” para além do estudo do mercado.

As palavras-chave com pouco potencial devem ser recicladas e as com mais potencial mantidas, assim como devem aparecer no título.

 

Fluxo de execução na ASO

Diagnóstico – Plano de Ação – Pesquisa – Criação de conteúdo – Update da app – Medir resultados

 

Pequeno resumo dos básicos e boas práticas e estratégias de App Store Optimization

Uma estratégia de ASO passa por tomar decisões nas palavras-chave e nos visuais da aplicação, assim como pela manutenção da mesma ao longo do tempo consoante os objetivos da marca.
As campanhas necessitam de tempo, de testes a nível de palavras-chave ou criatividade, e de otimização dos lances (leilão de palavras-chave) ao longo do tempo. O objetivo é aumentar a performance e resultados.

Para concluir, todo este trabalho é complementado pela otimização das páginas online também para os motores de pesquisa, e ainda pela comunicação dos projetos nas redes sociais e no próprio site (Youtube e outras plataformas também podem ser utéis).

Contacte a Weboost e inicie a sua caminhada!

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