Landing Pages – O que é? Vantagens?

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Landing Pages – O que é? Vantagens?

Landing Page – O que é? Vantagens?

Uma Landing Page (Página de destino ou página de conversão em português) é uma página que tem como objetivo principal remeter o visitante para alguma ação, que este se torne numa oportunidade, contacto ou cliente da minha marca. Estas são bastante utilizadas no geral, já que oferecem uma ligação rápida à opção de compra/ação, o que pode levar a taxas altas de conversão.
O termo “Landing Page” originalmente referia-se a todas as páginas a que um utilizador acedia para entrar num site, no entanto no Marketing Digital, este termo remete para páginas em que o principal objetivo é a conversão. Estas contêm normalmente menos elementos do que por exemplo, uma Home Page. Após o internauta visitante chegar a uma página de conversão é provável que este seja o principal objetivo da marca, converter! Diferentes conversões pretendidas podem ser Vendas, Contacto, Partilhas, etc. As Splash e as Squeeze pages são direcionadas a novos visitantes (Tráfego “frio”) e as Sales Pages a Leads “quentes”, com interação prévia com a marca.

Landing Pages de Sucesso

Quer seja um novo público ou os clientes atuais que queiramos atingir, as Landing Pages devem entregar a mensagem correta para o público correto, para obtermos o melhor retorno possível do tempo e dinheiro investidos. Canalizar todo o tráfego para a Home Page de um website pode resultar num desperdício já que os visitantes podem perder-se nos vários caminhos por onde é possível seguir no site, se este não estiver otimizado.

Uma Landing Page de sucesso deve focar-se em títulos bem definidos e estratégicos e remeter para “o que se quer extrair” do visitante, por exemplo “Compre Agora” ou “Deixe-nos a sua opinião” (Call-to-Action). Estes elementos devem transmitir de forma rápida e clara a proposta de valor oferecida para que os visitantes não saiam da página antes de ler o resto.

Captar a atenção do leitor

Outro fator que pode ser diferenciador numa Landing Page é fazer uma boa utilização de imagens que facilitem a captura de atenção do visitante. Quanto mais original e relacionada com o objetivo, melhor credibilidade.
Após termos cativado a atenção do nosso potencial cliente devemos apresentar uma descrição da oferta. Junto aos títulos e às imagens devemos caracterizar o nosso produto, explicando-o da melhor maneira possível de forma a que não restem dúvidas nenhumas. Devemos, mais uma vez, tentar enfatizar os pontos principais com a menor quantidade de texto possível e tentar remeter para todos os benefícios do produto, sem cair no exagero. Muitas marcas servem-se ainda de vídeos explicativos ou clientes satisfeitos para aumentar as suas hipóteses de obter uma conversão.
Chegado o momento da verdade, devemos ter em conta, nos dados da conversão, o perfil do público atingido para decidir quais as informações que lhes serão pedidas. Um público mais jovem poderá ter mais facilidade em fornecer alguns dados pessoais do que outro e vice-versa. Com uma competitividade como nunca antes vista, convém direcionar os potenciais clientes rapidamente, fazê-los sentirem-se parte de uma comunidade de consumidores prévios ou ainda enfatizar o facto de que a promoção em vigor acabará dentro de pouco tempo…

Resultados e Vantagens das Landing Pages

As vantagens de ter Landing Pages otimizadas são, em primeiro lugar, o aumento de taxas de conversão. Ter a informação correta pode fazer a diferença. Por outro lado, é possível medir resultados e eventualmente reduzir custos ao analisar as campanhas que gerem mais ou menos vendas, otimizando assim o funil de vendas. No seguimento de uma venda podemos mostrar quais outros produtos clientes também compraram e agradecer, pedindo para deixar uma opinião positiva para quem vier a seguir! Quanto mais conhecermos o público-alvo melhor. Finalmente, existe uma série de fatores comuns às melhores Landing Pages, tais como apresentar 1 proposta de valor para cada página diferente, ser conciso e consistente ou ainda oferecer sempre algo antes de receber. Apenas com um trabalho constante através de testes A/B e segmentação de público através da fonte de tráfego podemos estar sempre na linha da frente. Quanto mais direcionado ao público-alvo, regra geral, melhores probabilidades de contacto e conversão. Quanto mais tráfego para analisar, mais pertinentes serão as ações estratégicas, regra geral.

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