Marketing Digital na Área da Saúde
Sabemos que o marketing digital tem vindo a ganhar terreno pelo mundo fora, aliando-se às mais diversas áreas de negócio e a uma variedade infinita de ideias.
Mas e utilizar o marketing digital para promover um serviço ou produto de saúde na mente do público geral ou de consumidores em específico?
Parece difícil, mas não é. De facto, existe um potencial enorme, não só de negócio, mas também de aproximação às pessoas, pacientes e de transmissão de informação que pode ser vital. Usar tecnologia na pesquisa como paciente tornou-se vulgar, por isso, vamos abordar:
- 5 estratégias para marketing digital na área da saúde;
- Como planear a estratégia geral;
- Como a Weboost pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos
5 estratégias para marketing digital na saúde
Como referido anteriormente, a pesquisa por informações nesta área sofreu alterações e, hoje, uma atuação na Internet pode ser o fator diferenciador para o sucesso do seu negócio!
Posto isto, iremos enumerar cinco formas de impulsionar o seu consultório ou clínica online.
1. Estratégia em motores de pesquisa
Elaborar uma estratégia de SEM (marketing nos motores de pesquisa) e SEO (otimização dos motores de pesquisa). Ou seja, analisar o público atual e o público-alvo e promover os anúncios de forma a aumentar o número de clientes e a partilhar mais rapidamente a informação aos clientes potenciais.
Técnicas de texto e programação que vão permitir aos motores de pesquisa encontrar e posicionar melhor os websites na pesquisa.
Google, Bing, entre outros são passíveis de ser trabalhados de forma contínua e podem gerar bons resultados de forma eficaz dependendo da qualidade do serviço/produto oferecidos.
2. Estratégia de e-mail marketing
A utilização do e-mail marketing pode ser muito proveitosa, cada vez mais as pessoas utilizam correio eletrónico de forma diária nas suas vidas e este pode representar um aumento na sensação de proximidade do cliente que pode transmitir-se numa ação.
Este método cria uma sensação de comunidade e também de rotina, o que, na área da saúde, pode fazer a diferença na decisão entre duas opções.
3. Estratégia nas Redes Sociais
Muitas pessoas servem-se das redes sociais para os mais variados efeitos e, por vezes, com bastante eficácia. Este tipo de plataformas também pode ser utilizado para transmitir informação mais sensível (como no caso da saúde) e para criar uma comunidade de consumidores em forma de página, grupo, etc.
A importância de procurar profissionais de saúde não mostra sinais de abrandar e o Facebook, Instagram, LinkedIn e outros podem servir de base para tal.
4. Utilizar Blogues
Ouvimos falar muito de influencers hoje em dia, especialmente no online. Seja aquele desportista que admiramos, alguém com ideias com as quais concordamos ou uma celebridade ou organização com a qual nos identificamos, podemos encontrar facilmente blogues nos quais as pessoas se exprimem e contam as suas histórias.
Se tem expertise em determinada área da saúde, conteúdo rico e inovador, de que está à espera para começar a criar a sua legião de fãs e potenciais clientes ou parceiros?
5. Vídeo Marketing
Com vidas cada vez mais stressadas e sem tempo livre, a utilização de vídeos e podcasts por parte de marcas para chegar facilmente a uma harmonia com o seu público está em crescimento.
Se no blogue os artigos podem ser extensos e de leitura demorada, os formatos de vídeo e podcasts representam uma forma mais dinâmica de falar com o público e demonstrar conhecimento e conteúdo rico, fazendo uso de técnicas e softwares que apenas são possíveis em formato digital.
Como começar a planear a Estratégia Digital geral
Começar do zero no marketing digital pode parecer um longo caminho, mas a verdade é que não o é!
Há alguns aspetos aos quais é necessário prestar atenção para desenvolver uma boa estratégia digital, partindo do princípio de que existe um conhecimento do produto/serviço trabalhado, são estes:
- Perceber quem é o público e onde ele está
- Avaliar a concorrência no digital
- Delinear uma estratégia personalizada
- Verificar e analisar continuamente as campanhas
1. Perceber quem é o público e onde ele está
Vamos utilizar como exemplo o caso de um serviço de saúde. Existe um número de pessoas que já são pacientes e utilizadores deste serviço (clientes atuais), um número de pessoas que o conhece e que irá necessitar do mesmo (clientes potenciais) e finalmente as pessoas que não conhecem o produto ou não precisam ainda do mesmo, mas que podem um dia vir a precisar.
Após perceber o público “atual” e o público-alvo e a melhor forma de os abordar, chega a hora de compreender onde é que estes se situam no mundo digital para uma implementação de estratégia ainda mais eficaz.
2. Avaliar a concorrência no digital
É importante estudar o “mercado”, que seria o esforço dos concorrentes e a participação dos públicos desejados nos diversos pontos de contacto (Motores de pesquisa, Redes Sociais, Sites, E-mail, etc.).
3. Delinear uma estratégia personalizada
Após as análises necessárias, há que decidir onde atuar, o modo de atuação em cada ponto de contacto escolhido e estar preparado para eventuais oscilações, tanto no mercado como no produto/serviço.
4. Verificar e analisar continuamente as campanhas
Finalmente, chegamos a uma das grandes vantagens do marketing digital. Após a realização e a calendarização das campanhas, é possível analisá-las quantitativamente em termos de resultados.
O que vale mais a pena analisar? Depende do produto/serviço, mas é aqui que entram as habilitações em marketing digital e que fazem toda a diferença.
Weboost e Marketing para Saúde
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