Google Ads o que é?
Antes de começar a ler este artigo é importante que saiba que o que se chama hoje Google Ads, é o antigo Google AdWords, após o rebranding feito pela Google.
No mundo empresarial é imperativo ver e ser visto.
Uma das formas de o fazer é através do Google Ads, que é a plataforma de publicidade do Google, em que as empresas pagam para aparecer nos primeiros lugares das pesquisas.
Em qualquer pesquisa que já tenha efetuado, já deve ter reparado que nas primeiras e nas últimas posições aparecem links conotados como “Anúncio”, isso é o melhor exemplo da utilização do Google Ads. Como, também, os anúncios no Youtube antes de visualizar o vídeo que pretende e anúncios em barras laterais em diversos blogs.
O Google Ads tem como função aumentar a notoriedade da sua empresa e promover os seus produtos/serviços. Se for utilizado corretamente irá gerar tráfego qualificado (pessoas interessadas) para o seu website e consequentemente, novas leads que bem trabalhadas irão gerar vendas.
Porque motivo é importante para as empresas apostarem em Google Ads (Google AdWords)?
Atualmente qualquer empresa que queira ser bem sucedida no ambiente competitivo em que vivemos, tem, obrigatoriamente, de ter presença online e nas redes sociais. Para alavancar o seu negócio para patamares elevados é relevante a utilização do Google Ads.
E agora vem a famosa pergunta do “Porquê”?
Em primeiro lugar, a maioria das pesquisas feitas a nível online são feitas no Google por isso já ter sido criado o termo “google it”.
Em segundo lugar, pode criar anúncios para atingir pessoas que estão realmente interessadas nos seus produtos/serviços, no exato momento em que elas pretendem realizar a compra ou obter informação sobre o seu determinado produto/serviço, isto porque o Google Ads permite segmentar os anúncios através de: palavras chave, geografia, demografia, público e contexto. Ou seja, o seu anúncio só irá impactar pessoas qualificadas, o que aumenta a probabilidade de venda.
Em terceiro e último lugar, permite escolher quanto será gasto por mês, por dia e por campanha. Também é possível fazer com que o investimento seja realizado apenas quando o anúncio receber cliques ou somente quando ocorrer alguma conversão no website.
Para além disso, é possível avaliar o ROI (Retorno sobre o Investimento), isto é, saber quantos cliques e principalmente, quantas conversões (preenchimento do formulário, entrar em contacto, realizar uma compra) houveram. Após isso é, igualmente, possível “acompanhar” as pessoas que clicaram nos anúncios através de Remarketing. Através da análise dos dados obtidos é possível verificar quais os anúncios com melhor performance, priorizando assim o investimento nesses mesmos anúncios de forma a aumentar as vendas.
Podemos concluir que no Google Ads tem o controlo total sobre o seu investimento bem como possibilidade de análise do ROI, algo que na publicidade tradicional (Outdoors, TV) não é possível.
Resumidamente, o Marketing Digital oferece 3 vantagens em relação ao Marketing Tradicional, que são:
- Targeting – definição exata do público alvo;
- Tracking – análise dos dados e resultados de cada campanha/anúncio;
- Tweaking – ajustar cada campanha/anúncio à medida que está online de forma a otimizar o investimento e consequentemente, o ROI.
Com este artigo esperamos que fique a compreender o funcionamento, bem como, as vantagens do Google Ads e o aumento da sua popularidade nos dias de hoje.
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