Como identificar o perfil de um influenciador digital?
Hoje em dia, as marcas contam muito com a “presença” de influenciadores nas suas campanhas de marketing. O que são os influencers? São pessoas geralmente carismáticas, não sendo obrigatório, e que por uma ou mais razões são adorados por um público, maior ou mais pequeno (Existem micro-influencers e influencers dependendo da base de fãs e especificidade do setor de atividade).
O Cristiano Ronaldo faz anúncios de variadíssimos produtos que por vezes nem estão relacionados com futebol porque tem muitos fãs. Por outro lado, se um produto/serviço ou ideologia forem mais específicos, o influencer escolhido pela marca pode ser um expert no tema (Um nutricionista experiente agir como influenciador de um novo produto dietético).
Como calcular o engagement/interação de um influenciador?
No marketing é necessário medir os resultados para perceber o retorno que as campanhas estão a produzir, assim como para identificar possíveis melhorias. Com os influenciadores também devemos criar metas e realizar um acompanhamento constante. Sabe em qual influenciador valeria mais a pena investir para crescer o seu negócio? E quais canais trazem mais retorno?
Um número simples mas que dá uma ideia da proximidade com o público é o seguinte: (Número de interações (Comentários, Gostos, Partilhas, Visualizações) / Número de seguidores) X 100. Se um influencer tiver relativamente poucos seguidores mas obter muitas interações, é provável que este tenha potencial para ser uma boa aposta se conseguir mais público.
A multiplicação por cem do resultado traduz-nos o mesmo em percentagem. Um influencer deve conseguir com que mais de 1,3% dos seguidores interajam.
Influenciadores Digitais em Portugal
O marketing de influência tem como principal objeto os gostos pessoais. Sempre que alguém segue outra pessoa por vontade própria (porque se identifica com aspetos da vida desta) está bastante mais disponível para receber e interessar-se pelos conteúdos do que quando é obrigado a ver um vídeo publicitário, por exemplo.
Os influenciadores promovem produtos inseridos no seu dia-a-dia nas redes sociais, mostram a sua utilização na prática e dão a sua opinião sincera apontando vantagens e desvantagens da experiência real. A transparência é cada vez mais obrigatória, em especial dada a competitividade dos mercados.
As plataformas mais utilizadas em Portugal são o Instagram, Youtube, Blogues, Facebook, Podcasts e ainda as mais tradicionais Televisão e Rádio.
Retirámos o seguinte texto do site sol.sapo.pt que dá uma visão sobre os 10 YouTubers mais influentes em Portugal.
“Segundo a Forbes, Paulo Borges (ou Wuant) é o youtuber mais influente para as marcas com um nível de influência digital de 26,5 e partilha diversos videos de entretenimento. Este já teve direito a uma resposta por parte da representante da Comissão Europeia em Portugal depois de um vídeo sobre o artigo 13, “O meu canal vai ser apagado”, que chegou a ser notícia em vários pontos do planeta e contou com mais de um milhão de visualizações. Este ranking analisa os nomes com maior peso para as marcas, como o número de vídeos patrocinados; campanhas de publicidade ou presenças em eventos; assim como os seguidores, gostos, visualizações, partilhas e interação com os “fãs”.
No top três encontra-se também Windoh ou Diogo Silva, no número dois, com um nível de influência de 21,1 e António Ramos, D4rkFrame, com 18,8, que partilha conteúdos sobre videojogos. Mia Rose, a famosa cantora e youtuber de Moda e Beleza está em quarto lugar neste top, com um nível de influência de 17,8. Segue-se Mariana Cabral, ou Bumba na Fofinha, com conteúdos de entretenimento e um nível de influência de 14,4 e João Sousa, no mesmo tema, com 13,8. SEA3PO, ou Catarian Lowndes, está em sétimo lugar, SirKazzio ou Anthony Sousa em oitavo e Owhana ou Catarina em nono. No último lugar da lista de 10 divulgada pela Forbes aparece Miguel Alves com um nível de influência de 7,4.
A nível internacional, Logan Paul é o Youtuber mais influente e rico em 2018, seguindo-se PewDiePie e Jacksepticeye.”
5 contas portuguesas com mais seguidores no Instagram:
- Cristiano Ronaldo
- Pepe
- Sara Sampaio
- José Mourinho
- Fábio Coentrão
Lista Forbes 2017 de Influenciadores de Topo:
- Tecnologia e Negócios: Gary Vaynerchuk
- Comida: Rosanna Pansino
- Animais: “Grumpy Cat”
- Viagens: Brian Kelly
- Gaming: Mark Fischback
Número de seguidores, é o mais importante na hora de escolher um influenciador?
Na realidade, não. O mais importante hoje em dia, e dependendo sempre do produto/serviço publicitado, é o alinhamento entre o conteúdo e estilo de vida do influenciador e o do público alvo. Para uma maior sensação de comunidade real e transparente, os consumidores estão a prestar cada vez mais atenção à interação entre influenciador, produto e seguidores, quantas mais interações, maior probabilidade de os bens promovidos serem interessantes para quem segue estas pessoas.
Na Weboost realizamos estratégias de marketing digital 360º, que podem incluir influencers ou micro-influencers se fizer sentido para o negócio!