Alguns passos importantes para calcular o seu orçamento de Marketing Digital
Neste artigo, vamos partilhar consigo algumas refleções que deve fazer quando pensa investir em Marketing Digital e não tem ideia de quanto deve ser esse valor.
A nossa experiência diz-nos que uma estratégia coerente e a longo prazo, traz-nos resultados consistentes e duradouros, enquanto uma ações isoladas apenas nos trazem retornos espontâneos. Um ponto que o Marketing Digital se destaca em relação ao Marketing Tradicional, é que no mundo Digital conseguimos aferir resultados em tempo real, logo, percebemos quase “instantâneamente” qual é o caminho correto a seguir.
Métricas que devo utilizar quando faço uma ação digital:
- Visitantes X valor investido (€). Podemos obter estas informações através do Google Analytics.
- Leads X Visitantes. Saber quantos pedidos de informações (um exemplo de lead) o total de visitas gerou num determinado período de tempo.
- Visitantes X Leads X Conversões X Investimento. Com esta métrica conseguimos saber quantas visitas tivemos, dessas visitas quantas geraram contactos e desses contactos quantos tornaram-se clientes. Ao dividirmos esses clientes pelo valor investido chegamos ao nosso ROI (retorno de investimento)
Qual é o valor de investimento que devo fazer em Marketing Digital?
Este valor depende de alguns indicadores como é natural. Mas o que a nossa experiência nos diz é que em empresas já com alguns anos de experiência e sustentadas, a percentagem de investimento deve estar entre os 3% e os 7% da sua faturação total, enquanto para uma loja online o investimento deve rondar os 5% a 10%. Este valor está sempre relacionado com a margem de lucro que a empresa tem. Como é lógico, quanto maior for essa margem, mais será a possibilidade de investir em Marketing Digital. As margens de investimento que falamos deve ser o “pacote” completo, ou seja, investimento nas plataformas (Google e Facebook), bem como investimento na agência que subcontrata.
Conselho para quem está a começar o investimento em Marketing Digital…
Não entre em loucuras, inicie a digitalização da sua empresa de forma sustentada e assente numa estratégia bem definida. A estratégia que traçar juntamente com a sua agência parceira deve ser bem definida e sustentada em objetivos claros e atingíveis. Comece de uma forma mais moderada e ao longo do tempo vá aumentando a percentagem de investimento em Marketind Digital. Gostamos muito de dar este exemplo (tente aplicar o quanto antes): Inicie a sua digitalização com um investimento entre 1,5% a 3%, passado 4 a 6 meses faça um balanço juntamente com a sua agência, ajustem as arestas e subam o investimento para os 5% da faturação total da empresa. Ao final de um ano irá perceber que esse investimento trouxe mais negócio e mais lucros para a empresa. Analise quais as campanhas e canais que mais rentabilidade deram ao se negócio e invista com mais força nesses mesmos canais até chegar aos 7% como as grandes empresas costumam fazer.